Palestrantes
Painelistas
Moderadora
Descrição
A província de Quebec, no Canadá, é conhecida por sua cultura participativa na tomada de decisões públicas há mais de 40 anos. O Bureau d'audiences publiques sur l'environnement (BAPE) foi pioneiro na democracia participativa e continua sendo um exemplo. Em 2002, a cidade de Montreal criou um Office de consultation publique (OCPM) diretamente inspirado nesse modelo. Foi somente 20 anos depois que outra cidade ousou fazer as alterações legislativas necessárias para criar seu próprio escritório.
Em junho de 2022, a Assembleia Nacional de Quebec adotou o projeto de lei que consagrava o Office de participation publique de Longueuil no estatuto da cidade. A criação desse escritório não é apenas uma cópia de um modelo testado e aprovado, mas um testemunho de uma forte vontade política. Passados 20 anos, a equipe do Escritório aproveitou a oportunidade para adicionar alguns novos recursos ao modelo institucional, dando-lhe toda a flexibilidade e agilidade necessárias para responder à crescente demanda pública para contribuir com a tomada de decisões públicas em Longueuil.
A discussão se concentrará na contribuição do Office de Montréal e do BAPE para a democracia participativa em Quebec, e nos avanços que o Office de participation publique de Longueuil está propondo para responder de forma cada vez mais eficaz ao imperativo participativo das democracias ocidentais.
Report of the session (PDF)
CRÉDITOS IED Rio - Logomarca/ Selo OIDP 2023
Para obter mais informações, entre em contato com a equipe organizadora pelo e-mail oidp.rio2023@gmail.com.